فَإِذَا سَوَّيۡتُهُۥ وَنَفَخۡتُ فِيهِ مِن رُّوحِي فَقَعُواْ لَهُۥ سَٰجِدِينَ
“Então, quando o tiver moldado e soprado nele o Meu espírito[1], caiam prostrados diante dele[2]”
1- Ou seja, um espírito, uma alma criada por Mim. O elemento inicial da vida é a alma criada para aquele corpo, não o próprio espírito de Allah, ou parte de Si mesmo como muitas vezes se entende erroneamente. A alma, advinda deste sopro, é descrita como sendo de Allah pela sua importância e milagre, da mesma forma que Allah menciona a Ka’aba em Makkah como sendo “a Sua Casa”, e os profetas como sendo “os Meus Profetas”. A alma é uma das inúmeras criações de Allah que já foi criada no início da criação, e então a cada ser humano que é concebido, Allah sopra-a em um momento predefinido por Ele, no corpo de cada um de nós; e aqui Allah revela sobre a criação de Adão, o primeiro ser humano.
2- Como já mencionado, essa prostração é de respeito e enaltecimento e não de adoração.
وَيَسۡـَٔلُونَكَ عَنِ ٱلرُّوحِۖ قُلِ ٱلرُّوحُ مِنۡ أَمۡرِ رَبِّي وَمَآ أُوتِيتُم مِّنَ ٱلۡعِلۡمِ إِلَّا قَلِيلٗا
E eles perguntam sobre a alma[1]; responde: “A alma é algo que concerne ao Senhor e não vos foi dado o conhecimento (sobre ela) senão um pouco”
1- Proeminentes judeus de Madinah vieram até ao profeta Muhammad þ perguntar sobre a alma, colocando em teste a sua profecia.
ثُمَّ سَوَّىٰهُ وَنَفَخَ فِيهِ مِن رُّوحِهِۦۖ وَجَعَلَ لَكُمُ ٱلسَّمۡعَ وَٱلۡأَبۡصَٰرَ وَٱلۡأَفۡـِٔدَةَۚ قَلِيلٗا مَّا تَشۡكُرُونَ
Em seguida, Ele lhe deu forma e soprou nele a Sua alma[1]. E fez para vós a audição, a visão e os corações; (mas) pouco é o quanto agradecem
1- Allah criou a primeira alma e a soprou em Adão, o primeiro ser humano criado, e cada ser humano tem a sua alma soprada por Allah em determinado momento depois da concepção. O facto de Allah colocar que a “alma é d’Ele”, não significa que é “parte” dele, da mesma forma como a Ka’bah em Makkah é a “casa de Allah” e a casa não é parte de Allah. Isso chama-se “possessivo de honra” e Allah assim se expressa para demonstrar o quão caro e o quão importante é aquilo em Sua criação.
فَإِذَا سَوَّيۡتُهُۥ وَنَفَخۡتُ فِيهِ مِن رُّوحِي فَقَعُواْ لَهُۥ سَٰجِدِينَ
“Então, quando o tiver moldado e soprado nele o Meu espírito[1], caiam prostrados diante dele”
1- Ver nota na Surata 15, versículo 29.