فَنَادَتۡهُ ٱلۡمَلَـٰٓئِكَةُ وَهُوَ قَآئِمٞ يُصَلِّي فِي ٱلۡمِحۡرَابِ أَنَّ ٱللَّهَ يُبَشِّرُكَ بِيَحۡيَىٰ مُصَدِّقَۢا بِكَلِمَةٖ مِّنَ ٱللَّهِ وَسَيِّدٗا وَحَصُورٗا وَنَبِيّٗا مِّنَ ٱلصَّـٰلِحِينَ
Então, os anjos o chamaram enquanto orava de pé no templo: “Em verdade Allah lhe dá a boa-nova de (um filho chamado) João (João Batista), que confirmará uma palavra de Allah[1] e será um líder, casto e um profeta dentre os virtuosos”
1- A “palavra de Allah” aqui é a palavra de ordem “seja!”, que foi pronunciada a Maria e, a partir daquele momento, passou a estar grávida do profeta Jesus, ainda que fosse virgem.
وَزَكَرِيَّا وَيَحۡيَىٰ وَعِيسَىٰ وَإِلۡيَاسَۖ كُلّٞ مِّنَ ٱلصَّـٰلِحِينَ
E (também), Zacarias, João (Batista), Jesus e Elias; todos virtuosos
يَٰزَكَرِيَّآ إِنَّا نُبَشِّرُكَ بِغُلَٰمٍ ٱسۡمُهُۥ يَحۡيَىٰ لَمۡ نَجۡعَل لَّهُۥ مِن قَبۡلُ سَمِيّٗا
(Allah o respondeu enviando um anjo que disse: “Ó Zacarias! Nós te damos a boa nova de um menino cujo nome será João[1]; nunca nomeamos antes alguém com tal nome”
1- João, conhecido posteriormente como João Batista. O nome Yahia, vindo de “hayát”, significa “vida”, por ter dado “vida” ao ventre de sua mãe que era, como já mencionado, estéril.
يَٰيَحۡيَىٰ خُذِ ٱلۡكِتَٰبَ بِقُوَّةٖۖ وَءَاتَيۡنَٰهُ ٱلۡحُكۡمَ صَبِيّٗا
“Ó João! Atenha-se firmemente ao Livro (as revelações)!”. E o concedemos sabedoria enquanto ainda criança,
وَحَنَانٗا مِّن لَّدُنَّا وَزَكَوٰةٗۖ وَكَانَ تَقِيّٗا
E afeto da Nossa parte e pureza; e ele era temente (a Allah),
وَبَرَّۢا بِوَٰلِدَيۡهِ وَلَمۡ يَكُن جَبَّارًا عَصِيّٗا
E bondoso para com seus pais, e não era arrogante ou desobediente
وَسَلَٰمٌ عَلَيۡهِ يَوۡمَ وُلِدَ وَيَوۡمَ يَمُوتُ وَيَوۡمَ يُبۡعَثُ حَيّٗا
E que a paz esteja com ele no dia em que nasceu, no dia em que morrer, e no dia em que for ressuscitado vivo
وَزَكَرِيَّآ إِذۡ نَادَىٰ رَبَّهُۥ رَبِّ لَا تَذَرۡنِي فَرۡدٗا وَأَنتَ خَيۡرُ ٱلۡوَٰرِثِينَ
E Zacarias, quando invocou seu Senhor: “Senhor Meu, não me deixe só (sem descendência), e o Senhor é o melhor dos herdeiros”
فَٱسۡتَجَبۡنَا لَهُۥ وَوَهَبۡنَا لَهُۥ يَحۡيَىٰ وَأَصۡلَحۡنَا لَهُۥ زَوۡجَهُۥٓۚ إِنَّهُمۡ كَانُواْ يُسَٰرِعُونَ فِي ٱلۡخَيۡرَٰتِ وَيَدۡعُونَنَا رَغَبٗا وَرَهَبٗاۖ وَكَانُواْ لَنَا خَٰشِعِينَ
Desta forma o atendemos e o agraciamos com João (Batista), e (permitimos que) sua esposa (pudesse ter filhos). Eles se adiantavam em praticar boas obras, e clamavam por Nós com esperança e temor, e eram humildes perante Nós